Soprano XL®: depilação à laser

O laser é um aparelho que emite luz com determinado comprimento de onda, a qual é absorvida por estrutura que apresenta especificamente aquele mesmo comprimento de onda; Também chamados cromóforos, esses alvos podem ser a hemoglobina dos vasos da pele, o pigmento melanina da epiderme ou do pêlo e a água das fibras colágenas.

No caso da depilação , a Melanina (que é um cromóforo) presente no pêlo, recebe a maior parte da energia enquanto a pele recebe menos. A Melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, e assim eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo.


Quando um cromóforo absorve energia ele se aquece, produzindo fototermólise seletiva, que é o princípio no qual se baseia a depilação à laser. Existem ainda outras características do laser que são baseadas no Tempo de Relaxamento (a capacidade que algumas estruturas tem de se recuperar melhor ou pior do calor); o tempo do pulso, o comprimento da onda e outras complexas propriedades da Física Óptica é que permitem a Fototermólise Seletiva, mesmo em peles com cor próxima dos cromóforos, como a pele bronzeada ou negra.


O pêlo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. Os pêlos tem a capacidade de crescer até certo ponto e podem cair e serem eliminados espontaneamente. Quando um pêlo é eliminado espontaneamente, um novo pêlo é gerado pelo próprio folículo


O pêlo tem um ciclo de crescimento de 3 fases, a saber; Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) .
Os pêlos só são melhor eliminados na fase Anágena, quando existe uma maior concentração de Melanina e contato com as estruturas do folículo piloso o que permitem a sua destruição.


Os pêlos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento. Por esse motivo são necessárias várias aplicações em intervalos distintos para cada região. À cada aplicação uma parte dos pêlos e da capacidade de produção de novos pêlos é eliminada. Nas sessões subseqüentes, é conseguido um resultado cada vez melhor.